Páginas

17 março 2012

Trânsito da vida


Assim como a educação no trânsito na qual os veículos maiores deveriam proteger os pequenos - seguindo a ordem: caminhão, ônibus, carro,moto e bicicleta - , na vida acontece o mesmo até um certo ponto, mas este deveria ser superado caso a sociedade permitisse.
No trânsito, os motoristas e pedestres fingem desconhecer essas leis, regras e ideais, às vezes por pressa em outras por puro egoísmo. Os ônibus se aproveitam do tamanho para intimidar e diminuir os direitos dos veículos menores. E em meio ao caos urbano acontecem acidentes entre o que poderíamos chamar de "protetor" e "protegido". Dois veículos em um mesmo asfalto, parando nos mesmos sinais, com as mesmas leis... Motoristas de veículos maiores se acham mais importantes na rua, por pagar IPVA mais caro ou por ter um automóvel melhor? Será? Se fosse de fato mais especial,  dirigiriam em asfalto banhado a ouro, não parariam nos semáforos, isto é, teriam regras exclusivas... Enquanto isso, os pequenos e populares automóveis respeitariam as leis-padrão.
Assim como os caminhões e ônibus, os mais ricos da sociedade fazem com os mais pobres. Muitas vezes o povão se sente intimidado, enquanto os ricos por se acharem superiores, sentem-se injustiçados por ter que pagar mais por um imposto ou outro taxa qualquer, por exemplo: todos nós um dia ouvimos um "ônibus-humano" (ou você mesmo) dizer que é um absurdo pagar mais impostos para que os filhos dos pobres tenham professores nas escolas. Estes, estão negando a tal proteção também... Tão negando contribuir com a sociedade na qual vivem.
Assim como no trânsito, quem pode amparar os menores, deve fazer desta capacidade uma lei do "trânsito econômico da vida". Ou então, assim como no trânsito...acidentes vão continuar acontecer.
 Este é o caminho para vivermos numa sociedade mais justa, seja no trânsito, seja nas relações - que atualmente são permeadas de indiferenças e humilhações...

3 comentários:

Anônimo disse...

Parei de ler em veículos maiores protegem os menores

Anônimo disse...

Na moral eu sou transformers e nem sabia...

Anônimo disse...

Tenho uma dúvida, se o caminhão não tiver carreta, ele protege ou é protegido pelo ônibus?